quinta-feira, 10 de abril de 2008

Combate ao desperdício de ÁGUA

O Brasil possui o maior volume de água doce do mundo. São quase 14% de toda a reserva do planeta. Mas esse dado, não justifica tanto desperdício.
Todas as pessoas, inclusive as crianças, sabem da importância vital da água no mundo. O que então, estão esperando para valorizar esse bem precioso?
A água é um produto da natureza. Não nos pertence. Assim mesmo, ela nos serve diariamente, e muitas pessoas abusam de sua condição como inesgotável.
Essa semana, presenciei uma cena de total descaso. Uma transportadora de água foi contratada para abastecer uma caixa d'água de um Lava-rápido, situado no bairro Aclimação, em São Paulo. O caminhão possuía um volume de água muito maior ao que cabia na caixa. Depois de abastecerem o recipiente, os funcionários do Lava-rápido jogaram o restante da água do caminhão na rua. Simplesmente pegaram a mangueira e saíram pela rua, molhando o asfalto e a calçada.
Sem entender o motivo daquilo, me aproximei e perguntei porque estavam jogando água fora. A resposta, que me doeu na alma, foi: " É porque pagamos por ela, então para não voltar para a transportadora, vamos jogar fora!"
Em uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2002, mostra que quase metade do país, 47.8% dos municípios, não coletam e nem tratam o esgoto. Toda essa sujeira produzida pelos homens, vão parar nos rios. Sem falar nos agrotóxicos das lavouras.
Pesticidas, poluição biológica e química, tudo sem controle e fiscalização ideal. Fica aqui minha indignação e manifestação, em combate ao desperdício de uma riqueza brasileira.
Atenção! Usem a água de maneira moderada e inteligente. Empresas, criem mecanismos de reutilização. Governantes, Políticos e Poderes, ajam com mais rigor e punição aos que desrespeitam e põe em risco o nosso bem.
E para quem tem dinheiro, paga e faz o que bem entende com a água: Quando ela acabar no planeta, se hidrate com umas "verdinhas"!


A ANA(Agência Nacional de Águas) criou o Manual para orientar as empresas no reúso de água. http://www.ana.gov.br/Destaque/destaque179.asp

4 comentários:

Eginaldo disse...

muito boa essa
postagem vlew
era mais ou menos o q eu qeria

Anônimo disse...

oi gostaria da sua postagem para um trabalho escolar vocÊ se importa se esta for imprimida?!!

jArDeL WR disse...

era o q eu precisava obggg msm1:)vlwww

Ioryking disse...

Muito boa
gostei!!!