sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

À VOCÊ

“Uma noite, um convite.
Eu e você.
Branco, Tinto ou Rosé?

Borbulhas fazem cócegas
na boca, no ego, na alma.
Melhor beber com calma.

Ao ver o sol se pôr
Abre-se a garrafa.
O aroma, o sabor, a cor.

Família, amigos ou amor.
A rolha há de guardar
um motivo à comemorar.

Jazz, bebop, bossa nova.
A música inebria.
Assim se acaba um dia. ”

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Domingo no Parque II

Depois de uma primeira tentativa, bem intencionada e não bem sucedida, enfim consigo superar a espera na entrada do MAM. A fila é extensa, mas sua rotatividade consideravelmente rápida me dá acesso à Marcel Duchamp, “Uma Obra que não é uma Obra de Arte”.

O dia, não tão bonito quanto o outro, está nublado, úmido e frio.
Mas no Parque não há tempo ruim.

Ao entrar na galeria, vou direto para uma “sala-cinema”, onde é reproduzido o filme “Entr’acte”, um espetáculo de balé que compõe uma crítica artística sutil sobre o cinema. A produção é de 1924, com duração de 22 minutos, em preto e branco, mudo, direção de René Clair.

Artistas da vanguarda francesa se reuniram para realizar o curta, que foi citado como um dos filmes mais geniais de toda a história do cinema. Francis Picabia (pintor), Erik Satie (compositor), René Clair (cineasta), Marcel Duchamp (multi artista), Man Ray (fotógrafo) e Jean Borlin (bailarino). O resultado é uma sensacional combinação de imagens, que confesso assistir por duas vezes para entender um ‘pouquinho’ da obra.

Após, observei muitas e muitas obras de Duchamp. Gostei muito das réplicas ‘pequetitas’, e do kit "Boîte-en-Valise", uma mala que contém 69 miniaturas. E por falar em réplicas, todos os ready-mades hoje existentes são cópias. Os originais foram perdidos, ainda durante a vida do artista. Durante os anos 50 e 60, Duchamp assinou novas réplicas desses trabalhos.

Não poderia passar pela exposição sem registrar algumas das obras, escolhi destacar as mais conhecidas, as que através das provocações de Duchamp, revelaram um novo conceito de obra de arte.

"Fontain" 1917/1964 – Ready-made: urinol de porcelana.” Um dos primeiros ready-mades de Duchamp. __________________________________________________________



"L.H.O.O.Q. 1919/1964 – Bigode e cavanhaque adicionados a lápis numa reprodução da Monalisa”
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Roue de Bicyclette/ Bicycle Wheel – 1913/1964 (Roda de Bicicleta) – Ready-made: roda de metal”
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Como todo fim de parque tem uma surpresa, este não poderia ser diferente. Ao sair, pelo mesmo caminho da semana anterior, encontro a “IV Estação Bem-Estar”. No centro uma tenda instalada, bem aconchegante, com convidativos colchonetes espalhados ao chão.


Aproximo-me e sento. Acaba de começar a Palestra-oficina “Hobby-terapia fazendo arte com madeira”, do professor Celso Yamamoto. Além de muita descontração, ensinamentos e dicas, aprendi a fazer um porta-chaves de madeira, bem “bonitinho” por sinal, né?!





**Dia 14/09/2008




***Agradecimentos à Jaqueline Barros

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

____________________________Tênue

Era para ser um Domingo comum, um simples passeio à tarde no Parque do Ibirapuera. O atrativo era a Exposição Bossa 50, que esteve no Pavilhão da Bienal até o dia 24 de Agosto.

Naquele clima de total harmonia e melodia, entre Vinícius e Tom, Noel até João Gilberto, exala entre as obras certa alegria. Instaura um sentimento de paz no interior e as pessoas são sorridentes, gentis e coloridas.


Uma hora de apreciação, história, embalos e descontração, foram suficientes para elevar o dia e alimentar a alma. Saí daquele espaço mais leve, mais tranqüila, mais feliz.

Aproveito a ocasião, proximidade, e o belo dia, para ver as obras de Marcel Duchamp que estão expostas no Museu de Arte Moderna até o dia 21 de Setembro. Ao me deparar com a extensa fila de visitantes na bilheteria, mudo de idéia, melhor deixar para outro dia.

Em direção ao portão de saída, mal sabia eu a surpresa que estava por vir até o destino. Atravesso a marquise, passo pelo Museu Afro - Brasil, logo avisto alguns painéis dispostos ao redor do Planetário. Sigo.

“Exposição Filhos do Brasil”, a responsável pela mudança dos meus planos. Não fui embora.




“A necessidade de sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira para a busca de soluções para os problemas que atingem milhões de crianças e adolescentes brasileiras em situação de risco social, inspirou o Instituto para Desenvolvimento da Criança e Adolescente pela Cultura e Esporte – IDECACE, a desenvolver o Programa Filhos do Brasil – Desordem e Progresso.

O Programa Filhos do Brasil – Desordem e Progresso é um importante gerador de ações e de projetos sociais que tem como objetivo mobilizar e ser uma caixa de ressonância permanente junto a todos os setores da sociedade: poder público, iniciativa privada, sociedade civil e principalmente os educadores.”**
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A partir daí caí na diversidade, pluralidade, e desigualdade: social, cultural, étnica e econômica; deste nosso Brasil. Nada novo, mas quando se percebe assim paralelo e simultaneamente, o choque é maior.

A sensação de paz, a leveza da boa bossa, foi obscurecendo aos poucos, a cada foto, a cada novo piscar. Estabeleceu-se aí a linha fina e tênue que nos separa do País do Futebol, Carnaval, Samba, Rio, Bossa, do País da tristeza, da miséria, da injustiça.

As fotos são de pessoas no ambiente das grandes cidades (faróis, lixões, favelas, etc.), como também do meio rural (carvoarias, escravidão, lavouras, etc.). Com as imagens, foram apresentados dados estatísticos sobre o tema.

Entre 14 painéis gigantes de três faces cada, num total de 42 fotos, capturei as que mais me chamaram atenção. Duas, de crianças gaúchas, minha terra natal sim, daí a atenção enfática; e a terceira, que me despertou pela frase atrás da menina: A maior qualidade de um vencedor é nunca desistir. Ironia do destino?




Fotógrafo: Marcos Henrique Esteves
Bahia
Foto: Trabalho Infantil

“A cena desta criança linda cuidando de outras duas crianças chamou minha atenção pelo olhar perdido da menina e um adesivo alto da porta atrás dela que dizia: A maior qualidade de um vencedor é nunca desistir. Isto mexeu comigo profundamente, pois além de cuidar das crianças e da casa, o que caracteriza trabalho infantil, a menina não estuda, vive o dia no convívio dos traficantes, que movimentam uma boa de fumo bem próxima ao local em que mora com a família, em um dos lugares mais miseráveis da favela – a localidade conhecida como Mangue Seco, onde dentre outras coisas, o esgoto corre a céu aberto e não há coleta de lixo.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
Artigo 28º - Todo ser humano tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados.”**

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Fotógrafo: Jorge Diehl
Brasília – DF
Foto: Pequeno Pedreiro

“A imagem foi realizada em 1997 e mostra a dura realidade de uma parcela das crianças gaúchas à extração de pedras para a construção civil. O menino franzino e descalço trabalhava em uma pedreira localizada na divisa dos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Gravataí, cidades da região metropolitana de Porto Alegre.
O que será que ele está fazendo hoje?

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
Artigo 60º - É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
Artigo 67º - Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho:
I – noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e às cinco horas do dia seguinte;
II – perigoso, insalubre ou penoso;
III – realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social;
IV – realizado em horários e locais que não permitam a freqüência à escola.”**

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Fotógrafo: Luiz Alberto Santos
Porto Alegre – RS
Foto: Brasil 500 anos


“Esta foto mostra a situação de descaso e abandono em que vivem as crianças e jovens que são os genuínos Filhos do Brasil. Os indígenas. Como se não bastasse, os índios estão se rendendo aos “encantos” do imperialismo (Coca-Cola).

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
Artigo 21º. *1º - Todo ser humano tem o direito de fazer parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.”**

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Fotógrafo:N hil n hil n hil
Porto Alegre – RS
Foto: Monalise – Uma Triste Realidade Indígena

“Estava fotografando os índios Caingangues de São Leopoldo /RS, para a disciplina de foto-jornalismo, com a pauta rostos. Fiz a pauta como devia, mas decidi fazer uma foto diferente, que além de enquadrar a menina, Monalize, também mostrar um pouco da sua realidade naquele momento.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
Artigo 7º - A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.”**

Obs.: Sem imagem de arquivo. Fiz um vídeo do painel, mas não consegui baixar do celular.
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“OS FILHOS DO BRASIL

O Brasil está entre os países com os maiores índices de trabalho infantil. Estima-se que cerca de quatro milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 16 anos trabalhem no Brasil, prejudicando seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

O trabalho referido é o trabalho adulto — não é mais leve ou menos perigoso pelo fato de ser executado por crianças. É realizado de forma precária, muitas vezes forçado ou escravo, ligado ao tráfico de entorpecentes, exploração sexual, conflitos armados e atividades ilícitas, em geral. Não se pode fechar os olhos a essa ilegalidade, sua expressão configura uma afronta absoluta à dignidade do ser humano e aos direitos humanos.
Fonte OIT BRASIL ”(
http://www.idecace.org.br/filhosdobrasil).

A Mostra passará pelas principais cidades do país no período de um ano. Após passar por São Paulo, segue para Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Belo Horizonte.


**Transcrito dos painéis -
24/08/2008

terça-feira, 26 de agosto de 2008

O Envelhecer...




Outro dia, ao conversar com algumas colegas de trabalho, chegamos no referido assunto.
Citaram palavras tristes, mas reais, de mulheres conhecidas, próximas, que já passaram dos 40.
“Me olho no espelho e esta que vejo não sou eu”; “Não me sinto assim, como me vejo por fora”.
Pois é...
É a idade que pesa, não só esteticamente, muito mais psicologicamente.
Parei para refletir sobre tal, e mesmo muito longe dos 40, já consigo sentir uma pontinha do que essas mulheres sentem.
A mesma de hoje, é a mesma de ontem, com alguns anos a mais, com células mortas, células renovadas, cabelos diferentes, mais bagagem, mais conhecimento, mais tristezas, mais histórias.
Para envelhecer, basta estar vivo!
Não me sinto com 23 anos. São cinco anos que me separam dos antigos 18. Idade qual eu sinto ter, penso que tenho. Parece que os tempos são os mesmos. Quem me dera!
Impressionante como percebemos o dedinho do tempo ao reencontrar uma criança que há muito não se via. Ela simplesmente tomou fermento. Não! Ela cresceu, o tempo passou, os anos passaram. E você...
Você envelheceu, sim!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

MENINA LINDA
MENINA BELA
MINHA GURIA
MINHA CINDERELA

ÉS O MEU SORRISO
O MEU PARAÍSO
FOFURA PRA SEMPRE
GUARDO NA MENTE

DOS NOSSOS RISOS
SAUDADES MIL
MANA QUERIDA
SER INFANTIL

TRAVESSURAS SUAS
MOLECAGENS NOSSAS
LÁGRIMAS ROLAM
SÓ EM LEMBRAR

DOS NOSSOS BRINQUEDOS
PULOS E MEDOS
MOMENTOS FELIZES
DESENHOS E CRISES

GRITOS E SUSSURROS
VOZES E CANTIGAS
SONHOS E DESEJOS
ESPERANÇA E UM BEIJO

AO ENSINAR-TE
APRENDI A ARTE
PACIÊNCIA E AMOR
SEJA COMO FOR

BRINCANDO DE SONHAR
ACORDEI SEM AVISAR
E POR MAIS LONGE QUE FUI
COMIGO VAI ESTAR

NÃO VEJO A HORA
DE TE ENCONTRAR
NA CHUVA OU NO SOL
TERRA E MAR
LUA E ESTRELAS
SÓ QUERO É ABRAÇAR


ABRAÇAR E ABRAÇAR
À MINHA IRMÃ FERNANDA
QUE TÃO LONGE ANDA
MAS LOGO LOGO
EI DE ENCONTRAR

FÊFE, FEFINHA
FEZINHA, FÊ MINHA
TE AMO PRINCESINHA!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

JANELA SECRETA

POR ONDE ENTRA
PARA ONDE VAI?
QUAL O SEU EU?

MOSTRE AOS DEMAIS

ENTRE TUMBAS
E CATACUMBAS
NO CORREDOR
BEM LÁ ATRÁS

FOGE NAS TREVAS

POR ONDE VAIS?
POR ONDE PASSA?
NÃO ENXERGO
NO VAZIO SURGE E VAI
PRECISO ENCONTRAR

PULO MUROS
E MORROS
LABIRINTOS
E RELENTO
PÉS NO CHÃO
CABEÇA NO CÉU

POR ONDE SAI
É POR ONDE VEM?
ISSO NEM SEI

ESPERO AO ALÉM

ESPERAR CANSA?
QUEM ACREDITA
SEMPRE ALCANÇA
É A ESPERANÇA

O SOL VAI RAIAR
AVES IRÃO CANTAR
A JANELA VAI ABRIR
E A PAZ RESSURGIR

terça-feira, 19 de agosto de 2008

A REFEIÇÃO!


TEM GOSTO DE TUTTI-FRUTTI
MAS PREFIRO MORANGO
LARANJAS E PÊRAS NA MESA
MAS O PEDIDO É FRANGO
UVAS MADURAS NO CACHO
CONFESSO NÃO ACHO
O PERFUME DO MARACUJÁ
QUERO AGORA A SOBREMESA
BEM GELADA E NA BANDEJA
PARA QUE POSSA SABOREAR
BANANAS FLAMBADAS NEM PERTO
VEM O CHURRASCO ESPERTO
E CONTINUO A NEGAR
NEM DOCE E NEM SALGADO
NO PONTO CERTO E RÁPIDO
NÃO DEIXE ESQUENTAR
PARA ACOMPANHAR NÃO VAI NADA?
APENAS UM COPO D'ÁGUA
QUE ESSE AQUI E ALI
IGUAL SEMPRE ESTÁ
BANQUETE NA MESA
SÓ BOM E O MELHOR
MAS PARA MINHA SURPRESA
CADÊ O MEU MORANGO?